Notícia

Exposição retrata patrimônio histórico de Sorocaba

Compartilhar:
28/06/2018

A partir do dia 3 de julho (terça-feira), o Chalé Francês sedia a exposição fotográfica “Patrimônio Histórico Arquitetônico de Sorocaba: Beleza e Resistência”, levando ao público 15 fotografias. As imagens retratam a importância do patrimônio cultural do município, por meio da história dos edifícios tombados e dos aspectos urbanos da cidade.

Organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), o Senac, e a WePrint Fine Art, a exposição pertence ao projeto “Olhares Urbanos” e é fruto do 1º Concurso de Fotografia “Beleza e Resistência”, realizado em maio deste ano.

O objetivo foi de registrar a maneira em que as edificações se encontram atualmente, mostrando a beleza e o poder de resistência e existência na atual dinâmica da cidade. Além da exposição com as 15 fotos, os três primeiros colocados também receberam uma impressão fine art em papel 100% algodão e farão parte do acervo do IAB Sorocaba.

De acordo com idealizadora e coordenadora do evento, Maira Sfeir, o concurso de fotografia teve um total de 93 imagens enviadas, com inscrição de fotógrafos profissionais e amadores. “Das 93 fotografias, 15 foram selecionadas para compor a exposição itinerante que percorreu o MACS (9 de junho), Senac (de 11 a 27 de junho) e agora o Chalé Francês”, afirma.

O público poderá conferir fotos de patrimônios históricos sorocabanos, como a Fábrica Têxtil Santo Antônio e Fábrica Têxtil Nossa Senhora da Ponte (locais onde funciona atualmente o Pátio Cianê Shopping), o Mosteiro de São Bento, o Casarão de Brigadeiro Tobias, as Oficinas da Sorocabana e a Catedral Metropolitana de Sorocaba, entre outras.

Os fotógrafos participantes são: Adriano Valentin Sobral, Sidney Cardoso, Valeria M. P. C. Attab, André de Souza Pinto, Ary Attab, Bruna Mansano, Erik Armando de Queiroz, Evandro Soares, Gustavo Teixeira Ferraz de Oliveira, Henrique da Cunha, João Paulo Cazzaniga, João Paulo Rodrigues, Larissa Girardi Losada, Leticia Kamada e Natasha Silva.

A exposição poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, até o dia 20 de julho. O Chalé Francês está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro de Sorocaba, no Jardim Maylasky, ao lado do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e da Casa 52. Mais informações pelos telefones (15) 3211.0143 e 3211.0578.

Foto: Valéria Attab

Mais notícias